XXII Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET)

Aconteceu na UNB, em Brasília, entre os dias 23 e 30 de julho de 2017 o XXII Encontro Nacional dos Grupos PET. Pós-Modernidade: crises de identidade, desdobramentos no ensino, pesquisa e extensão e Identidade Afro em Debate foram os trabalhos apresentados pelo PET Conexões Cultura no evento. GDT's, encontros por atividades, assembleia etc. fizeram parte da programação. Os representantes, Natália Correa e Irlan Cotrim, também participaram do Grupo de Discussão e Trabalho número 10 (GDT 10) sobre diversidade nos grupos PET. Na ocasião foram pontos de pauta a mulher e o feminismo, questões ligadas à LGBTfobia e racismo dentro das universidades brasileiras. Deste GDT foi formada uma Comissão Nacional para tratar de casos de violência verbal e física contra mulheres, negros e LGBT’s. Nossos representantes também compõem esta comissão formada por PETianos de todas as regiões do país que se comunicam via internet.
O grupo teve como representante presente no GDT 11, Gleydson V. Cirilo. No presente GDT, foi analisada a conjuntura do sistema de educação no Brasil que teve como principal ponto o sucateamento que o sistema educacional público vem sofrendo devido a uma determinada política governamental. Além de discutir como os grupos PET exercem seu papel na luta por uma educação pública de qualidade. Os debates foram pertinentes para elaborações de encaminhamentos para serem votados na Assembleia. 
O PET Cultura também participou de um Encontro por Atividades (EA) cujo título foi “Responsabilidade PETiana LGBT”, ocasião na qual os presentes discutiam qual o papel do PET na construção de uma consciência plural e que reconheça as diversidades. Alguns dos principais pontos discutidos foram o fortalecimento da temática da LGBTfobia nos grupos PET por meio de atividades internas e o desenvolvimento de atividades sobre questões de gênero e sexualidades dentro dos cursos de graduação.
Foto: acervo PET Cultura

- Equipe PET  Conexões Cultura

Comentários

Postagens mais visitadas