Projetos


 Projeto Semiótica
Por Larissa Fabricio Zanin


RESUMO DA PROPOSTA:

A presente proposta para o PET Conexões Cultura visa desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão com alunos de graduação de classes populares dos cursos de Artes Visuais, Artes Plásticas, Arquivologia, Geografia, História, Letra-Português e Pedagogia da UFES, com foco na temática “Cultura Visual, Novas Tecnologias e Processos de Significação”. A partir desse foco serão estabelecidos diálogos entre a Universidade e as comunidades do entorno por meio de atividades que envolvam a tríade universitária, buscando compreender de que modos as imagens da cultura visual somada as novas teconologias e às redes sociais digitais transformam ou resiginificam as práticas sociais e os processos de formação dos sujeitos, em espaços formais e/ou não formais de ensino e de formação cultural.

A partir do eixo temático proposto, somada às vivências realizadas com as comunidades do entorno, espera-se contribuir com a formação acadêmica do grupo a partir da transposição e reflexão crítica da temática em suas respectivas áreas de graduação.

CONTEXTO E ARTICULAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL:

A proposta do PET Conexões Cultura dialoga com as políticas públicas nacionais de garantia de acesso e permanência no ensino superior de alunos oriundos de classes populares.

Soma-se a isso as políticas afirmativas  que visam promover a democratização do acesso à Universidade, em especial as políticas propostas pela Universidade Federal do Espírito Santo de apoio a permanência de alunos por meio de projetos acadêmicos e assistenciais e apoio financeiro. 


INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA A AVALIAÇÃO DA PROPOSTA:

Uma nova proposta para o PET Conexões Cultura visa repensar o programa e suas potencialidades na formação de alunos graduandos, garantindo a vivência universitária dentro da tríade ensino, pesquisa e extensão. Pensar o tema emergente da Cultura Visual e das novas tecnologias e seus papéis fundamentais como ressignificadores do modos de contruções de saberes em espaços socioeducacionais e socioculturais, buscando o entendimento de como se constroem os saberes na contemporaneidade na qual as imagens circulam livremente e são, em grande parte, determinantes na formação de opinião.

Destaco também a minha experiência como coordenadora de curso e participação em grupos de pesquisa que buscam refletir sobre a infuência das imagens e das tecnologias nas práticas sociais e nos processos de formação.


JUSTIFICATIVA:

A proposta para o PET Conexões Cultura pretende investigar a inserção das imagens da Cultura Visual, das novas tecnologias, das redes sociais digitais e processos de significação em contextos educativos e Culturais. Denominamos aqui como “novas” tecnologias todo aparato que circunda a vida de jovens e adultos como celulares smathphones, Ipad, Computadores portáteis que associados às redes sociais digitais dão as práticas sociais cotidianas uma nova configuração.

Aliados a isso, somamos a imensa quantidade de imagens midiáticas veiculadas nesses aparatos e nas redes que permeiam a vida desses sujeitos e são peça fundamental na formação de identidades e, muitas vezes, determinantes dos comportamentos.  Pensar práticas educativas e culturais que envolvam as tecnologias, as mídias e as redes sociais digitais é urgente para que possamos reconhecer suas potencialidades e garantir um uso crítico dessas linguagens.

Pensar a inserção das novas tecnologias, das imagens da mídia e das redes sociais digitais nos processos de formação é uma questão emergencial visto que, a maior parte dos sujeitos, crianças, jovens e adultos,  mantém contato diário com esses meios, consequentemente todos esses meios  ameaçam a organização tradicional, sejam elas de ensino, sejam grupos culturais.
Espaços de formação como escolas e instituições de ensino não formais, constituidos como território fixo marcado historicamente por regularidades programáticas, vem sofrendo nos últimos anos grandes abalos em suas estruturas aparentemente inatingíveis. As novas formas de comunicação aliadas às tecnologias ampliam e transformam os modos de construção de conhecimentos.
É preciso então pensar o quê e como essas imagens e novas formas de comunicação significam. Discutir o impacto do cinema, da televisão, da publicidade, das redes sociais sobre jovens e adultos compreendendo as imagens produzidas por esses meios como um poderoso formador de opinião.
Percebe-se então que escola e família deixaram de ser as fontes primárias de construção de conhecimento, valores morais e culturais para crianças e adolescentes. Atualmente, a mídia, a internet e os mais variados recursos tecnológicos como tablets e Ipad's passaram a ser o primeiro contato de crianças e adolescentes com o mundo e seus saberes.
Cabe então refletir acerca dos produtos oriundos desses aparatos tecnológicos, principalmente os que se referem a produção, veiculação e circulação de imagens, sejam elas fotografias, vídeos ou imagens da mídia. É urgente incluir dentre as práticas socioeducativas e socioculturais,  aquelas que envolvam as imagens técnicas e as imagens da mídia, contribuindo para uma leitura crítica das imagens que os circundam.
Acreditamos que as discussões acerca da Cultura Visual, das novas tecnologias e seus processos de significação é de grande relevância para as áreas de formação dos alunos graduandos que compõe o PET Conexões Cultura, contribuindo assim tanto para a formação individual de cada aluno em sua respectiva área quanto para o enriquecimento proporcionado pelos diálogos transdiciplinares que envolvem a temática.

Proporcionar aos alunos/graduandos uma reflexão sobre a cultura visual é uma oportunidade para refletir sobre os modos como as imagens hegemônicas influenciam e determinam nossa visão de mundo e nossas práticas profissionais, considerando que as imagens desempenham nas culturas e na educação uma diversidade de sentidos e significados.

Acreditando que os sujeitos se constituem no espaço da diversidade, das diferenças e das interseções, pensar a Cultura Visual e seus aparatos, a partir de uma abordagem crítica e transdiciplinar, o PET Conexões Cultura contribuirá para a formação de profissionais críticos e reflexivos.

OBJETIVOS:

 O PET Conexões Cultura objetiva:

·  Proporcionar aos graduandos vinculados ao PET a vivência em atividades de ensino, pesquisa e extensão, compreendendo a tríade universitária como processo indispensável para a formação acadêmica;
·  Contribuir com a formação de alunos de classes populares;
·  Criar fóruns de discussão sobre a temática da Cultura Visual e Processos de significação;
·  Estabelecer diálogos com a comunidade do entorno da Universidade buscando refletir de que modos as imagens da Cultura Visual, somada às tecnologias e as redes sociais da internet transformam e ressignificam os processo de formação dos sujeitos e de suas práticas sociais;
·  Contribuir com as ações afirmativas que contribuem diretamente com a formação de alunos oriundos de classes populares;
·  Refletir acerca das potencialidades das imagens da mídia enquanto objetos de significação e comunicação e sua permeabilidade nos espaços de formação;
·  Estabelecer diálogos com outros PET de modo a contribuir com a formação dos alunos no aspecto dialógico de construção de saber;
·  Proporcionar diálogo com grupos de pesquisas.





Projeto Araçatiba

Várias ações de pesquisa, extensão e ensino estão organizadas ao longo do desenvolvimento das atividades do grupo junto à comunidade de Araçatiba. Algumas delas são formadoras, outras de especialização e outras de auto-gerenciamento pessoal e social.
As diferentes atividades em cada projeto estão norteadas por grandes linhas de pesquisa, são elas:
1) Ações de extensão e pesquisa social.
descrição: atividade de formação da equipe para o desenvolvimetno de atividades de extensão e pesquisa, apresentação de metodologias e conceitos e exercícios de reflexão metodológica;
2) Atividade permanente de estímulo e inserção da identidade e memória da localidade.
descrição: conjunto de oficinas e atividades sócio-culturais fundamentais para o resgate e valoração da memória da comunidade e sua inserção no contexto urbano de Viana e da Grande Vitória
3)Formação integrada de pesquisa com cultura imaterial e manifestações populares.
descrição: atividade e capacitação e conceituação de cultura, cultura popular, bens culturais materiais e imateriais
4) Criação e manutenção de sítio eletrônico em provedor livre para divulgação dos trabalhos e visibilidade das ações. descrição: tarefa diária que objetiva a comunicação interna e externa do grupo com vistas à publicidade e interatividade das ações desenvolvidas
5) Levantamento e mapeamento das Tradições da cultura imaterial em Araçatiba.
descrição: atividade de pesquisa realizada com os discentes junto à comunidade para o registro e catalogação das atividades culturais e tradições da localidade. 
6) Mapeamento das tradições culturais materiais na comunidade de Araçatiba.
descrição: mapeamento com finalidade de classificação e catalogação das atividades e suas manifestações na comunidade.
7) Oficinas de formação em tecnologia social e redes de informação.
descrição: atividade de capacitação da equipe para o desenvolvimento de ações de captura, registro, divulgação e promoção de traços e padrões culturais da comunidade envolvida.
8) Forum permanente de avaliação e fomento de políticas afirmativas e inclusivas.
descrição: atividade regular que visa a mediação entre a formação acadêmica e a política para atuação qualificada de estudantes de origem popular participantes dos diferentes PET Conexões de Saberes da UFES, de modo a propiciar a troca de experiência e o desenvolvimento contínuo e integrado dos discentes de grupos PET Conexões.
9) Atividades de interação com as políticas PET em nível local, regional e nacional.
descrição: desenvolvimento de atividades conjuntas com os demais grupos PET da UFES visando interação e coesão das ações e fins do programa PET; entre essas ações estão: Interpet, Dia PET; feira de Cursos; SUDESTE PETe ENAPET;
10) Avaliação interna permanente das atividades realizadas.
descrição: avaliação interna do grupo para verificação das metas realizadas e metas futuras. fundamental para adequação da propsota à realidade local

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