Projetos
Projeto Semiótica
Por Larissa Fabricio Zanin
RESUMO DA PROPOSTA:
A presente
proposta para o PET Conexões Cultura visa desenvolver atividades de ensino,
pesquisa e extensão com alunos de graduação de classes populares dos cursos de
Artes Visuais, Artes Plásticas, Arquivologia, Geografia, História,
Letra-Português e Pedagogia da UFES, com foco na temática “Cultura Visual,
Novas Tecnologias e Processos de Significação”. A partir desse foco serão
estabelecidos diálogos entre a Universidade e as comunidades do entorno por
meio de atividades que envolvam a tríade universitária, buscando compreender de
que modos as imagens da cultura visual somada as novas teconologias e às redes
sociais digitais transformam ou resiginificam as práticas sociais e os
processos de formação dos sujeitos, em espaços formais e/ou não formais de
ensino e de formação cultural.
A partir
do eixo temático proposto, somada às vivências realizadas com as comunidades do
entorno, espera-se contribuir com a formação acadêmica do grupo a partir da
transposição e reflexão crítica da temática em suas respectivas áreas de
graduação.
CONTEXTO E
ARTICULAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL:
A proposta
do PET Conexões Cultura dialoga com as políticas públicas nacionais de garantia
de acesso e permanência no ensino superior de alunos oriundos de classes
populares.
Soma-se a
isso as políticas afirmativas que visam
promover a democratização do acesso à Universidade, em especial as políticas
propostas pela Universidade Federal do Espírito Santo de apoio a permanência de
alunos por meio de projetos acadêmicos e assistenciais e apoio financeiro.
INFORMAÇÕES
RELEVANTES PARA A AVALIAÇÃO DA PROPOSTA:
Uma nova proposta
para o PET Conexões Cultura visa repensar o programa e suas potencialidades na
formação de alunos graduandos, garantindo a vivência universitária dentro da
tríade ensino, pesquisa e extensão. Pensar o tema emergente da Cultura Visual e
das novas tecnologias e seus papéis fundamentais como ressignificadores do
modos de contruções de saberes em espaços socioeducacionais e socioculturais,
buscando o entendimento de como se constroem os saberes na contemporaneidade na
qual as imagens circulam livremente e são, em grande parte, determinantes na
formação de opinião.
Destaco
também a minha experiência como coordenadora de curso e participação em grupos
de pesquisa que buscam refletir sobre a infuência das imagens e das tecnologias
nas práticas sociais e nos processos de formação.
JUSTIFICATIVA:
A proposta
para o PET Conexões Cultura pretende investigar a inserção das imagens da
Cultura Visual, das novas tecnologias, das redes sociais digitais e processos
de significação em contextos educativos e Culturais. Denominamos aqui como
“novas” tecnologias todo aparato que circunda a vida de jovens e adultos como
celulares smathphones, Ipad, Computadores portáteis que associados às redes
sociais digitais dão as práticas sociais cotidianas uma nova configuração.
Aliados a
isso, somamos a imensa quantidade de imagens midiáticas veiculadas nesses
aparatos e nas redes que permeiam a vida desses sujeitos e são peça fundamental
na formação de identidades e, muitas vezes, determinantes dos comportamentos. Pensar práticas educativas e culturais que
envolvam as tecnologias, as mídias e as redes sociais digitais é urgente para
que possamos reconhecer suas potencialidades e garantir um uso crítico dessas
linguagens.
Pensar a inserção das
novas tecnologias, das imagens da mídia e das redes sociais digitais nos
processos de formação é uma questão emergencial visto que, a maior parte dos
sujeitos, crianças, jovens e adultos,
mantém contato diário com esses meios, consequentemente todos esses
meios ameaçam a organização tradicional,
sejam elas de ensino, sejam grupos culturais.
Espaços
de formação como escolas e instituições de ensino não formais, constituidos
como território fixo marcado historicamente por regularidades programáticas,
vem sofrendo nos últimos anos grandes abalos em suas estruturas aparentemente
inatingíveis. As novas formas de comunicação aliadas às tecnologias ampliam e
transformam os modos de construção de conhecimentos.
É
preciso então pensar o quê e como essas imagens e novas formas de comunicação
significam. Discutir o impacto do cinema, da televisão, da publicidade, das
redes sociais sobre jovens e adultos compreendendo as imagens produzidas por
esses meios como um poderoso formador de opinião.
Percebe-se então que
escola e família deixaram de ser as fontes primárias de construção de
conhecimento, valores morais e culturais para crianças e adolescentes.
Atualmente, a mídia, a internet e os mais variados recursos tecnológicos como
tablets e Ipad's passaram a ser o primeiro contato de crianças e adolescentes
com o mundo e seus saberes.
Cabe então refletir
acerca dos produtos oriundos desses aparatos tecnológicos, principalmente os
que se referem a produção, veiculação e circulação de imagens, sejam elas
fotografias, vídeos ou imagens da mídia. É urgente incluir dentre as práticas
socioeducativas e socioculturais,
aquelas que envolvam as imagens técnicas e as imagens da mídia,
contribuindo para uma leitura crítica das imagens que os circundam.
Acreditamos que as discussões acerca da Cultura
Visual, das novas tecnologias e seus processos de significação é de grande
relevância para as áreas de formação dos alunos graduandos que compõe o PET
Conexões Cultura, contribuindo assim tanto para a formação individual de cada
aluno em sua respectiva área quanto para o enriquecimento proporcionado pelos
diálogos transdiciplinares que envolvem a temática.
Proporcionar aos alunos/graduandos uma reflexão
sobre a cultura visual é uma oportunidade para refletir sobre os modos como as
imagens hegemônicas influenciam e determinam nossa visão de mundo e nossas
práticas profissionais, considerando que as imagens desempenham nas culturas e
na educação uma diversidade de sentidos e significados.
Acreditando
que os sujeitos se constituem no espaço da diversidade, das diferenças e das
interseções, pensar a Cultura Visual e seus aparatos, a partir de uma abordagem
crítica e transdiciplinar, o PET Conexões Cultura contribuirá para a formação
de profissionais críticos e reflexivos.
OBJETIVOS:
O PET Conexões Cultura objetiva:
· Proporcionar
aos graduandos vinculados ao PET a vivência em atividades de ensino, pesquisa e
extensão, compreendendo a tríade universitária como processo indispensável para
a formação acadêmica;
· Contribuir
com a formação de alunos de classes populares;
· Criar fóruns
de discussão sobre a temática da Cultura Visual e Processos de significação;
· Estabelecer
diálogos com a comunidade do entorno da Universidade buscando refletir de que
modos as imagens da Cultura Visual, somada às tecnologias e as redes sociais da
internet transformam e ressignificam os processo de formação dos sujeitos e de
suas práticas sociais;
· Contribuir
com as ações afirmativas que contribuem diretamente com a formação de alunos
oriundos de classes populares;
· Refletir
acerca das potencialidades das imagens da mídia enquanto objetos de
significação e comunicação e sua permeabilidade nos espaços de formação;
· Estabelecer
diálogos com outros PET de modo a contribuir com a formação dos alunos no
aspecto dialógico de construção de saber;
· Proporcionar
diálogo com grupos de pesquisas.
Projeto Araçatiba
Várias ações de pesquisa, extensão e ensino estão organizadas ao longo do desenvolvimento das atividades do grupo junto à comunidade de Araçatiba. Algumas delas são formadoras, outras de especialização e outras de auto-gerenciamento pessoal e social.
As diferentes atividades em cada projeto estão norteadas por grandes linhas de pesquisa, são elas:
1) Ações de extensão e pesquisa social.
descrição: atividade de formação da equipe para o desenvolvimetno de atividades de extensão e pesquisa, apresentação de metodologias e conceitos e exercícios de reflexão metodológica;
descrição: atividade de formação da equipe para o desenvolvimetno de atividades de extensão e pesquisa, apresentação de metodologias e conceitos e exercícios de reflexão metodológica;
2) Atividade permanente de estímulo e inserção da identidade e memória da localidade.
descrição: conjunto de oficinas e atividades sócio-culturais fundamentais para o resgate e valoração da memória da comunidade e sua inserção no contexto urbano de Viana e da Grande Vitória
descrição: conjunto de oficinas e atividades sócio-culturais fundamentais para o resgate e valoração da memória da comunidade e sua inserção no contexto urbano de Viana e da Grande Vitória
3)Formação integrada de pesquisa com cultura imaterial e manifestações populares.
descrição: atividade e capacitação e conceituação de cultura, cultura popular, bens culturais materiais e imateriais
descrição: atividade e capacitação e conceituação de cultura, cultura popular, bens culturais materiais e imateriais
4) Criação e manutenção de sítio eletrônico em provedor livre para divulgação dos trabalhos e visibilidade das ações. descrição: tarefa diária que objetiva a comunicação interna e externa do grupo com vistas à publicidade e interatividade das ações desenvolvidas
5) Levantamento e mapeamento das Tradições da cultura imaterial em Araçatiba.
descrição: atividade de pesquisa realizada com os discentes junto à comunidade para o registro e catalogação das atividades culturais e tradições da localidade.
descrição: atividade de pesquisa realizada com os discentes junto à comunidade para o registro e catalogação das atividades culturais e tradições da localidade.
6) Mapeamento das tradições culturais materiais na comunidade de Araçatiba.
descrição: mapeamento com finalidade de classificação e catalogação das atividades e suas manifestações na comunidade.
7) Oficinas de formação em tecnologia social e redes de informação.
descrição: atividade de capacitação da equipe para o desenvolvimento de ações de captura, registro, divulgação e promoção de traços e padrões culturais da comunidade envolvida.
8) Forum permanente de avaliação e fomento de políticas afirmativas e inclusivas.
descrição: atividade regular que visa a mediação entre a formação acadêmica e a política para atuação qualificada de estudantes de origem popular participantes dos diferentes PET Conexões de Saberes da UFES, de modo a propiciar a troca de experiência e o desenvolvimento contínuo e integrado dos discentes de grupos PET Conexões.
descrição: atividade regular que visa a mediação entre a formação acadêmica e a política para atuação qualificada de estudantes de origem popular participantes dos diferentes PET Conexões de Saberes da UFES, de modo a propiciar a troca de experiência e o desenvolvimento contínuo e integrado dos discentes de grupos PET Conexões.
9) Atividades de interação com as políticas PET em nível local, regional e nacional.
descrição: desenvolvimento de atividades conjuntas com os demais grupos PET da UFES visando interação e coesão das ações e fins do programa PET; entre essas ações estão: Interpet, Dia PET; feira de Cursos; SUDESTE PETe ENAPET;
10) Avaliação interna permanente das atividades realizadas.
descrição: avaliação interna do grupo para verificação das metas realizadas e metas futuras. fundamental para adequação da propsota à realidade local
descrição: avaliação interna do grupo para verificação das metas realizadas e metas futuras. fundamental para adequação da propsota à realidade local