Edital de Chamada para seleção da Mostra Fotográfica
“Griô – poéticas de um olhar”
O LEENA – Laboratório de Extensão e pesquisa em Artes e o PET Cultura, convidam para o edital de chamada à Mostra Fotográfica “Griô – poéticas de um olhar”, envolvendo como tema: história oral em comunidades tradicionais (festividades, história oral, territorialidade, religiosidade, grupos étnicos e afins).


GRIÔS: São os guardiões da memória, mestres da tradição oral e doutores das ciências da vida. Os griôs são condutores do rito do ouvir, ver, imaginar e participar, são os artífices da palavra. Reconhecidos em suas comunidades como detentores de saberes e fazeres únicos, com sabedoria e experiência de vida. Estes mestres são referências vivas, pois possuem histórias de vida, tradição oral fascinante e a habilidade de ensinar ofícios e formar seres humanos melhores, com referências ao passado e a sua ancestralidade. Os griôs são genealogistas, contadores de histórias, músicos/poetas populares, mediadores políticos, possuem essa especialidade de transformar a palavra em objeto artístico.

A abertura da Mostra será em 08/10/2014, na Biblioteca Central, campus Goiabeiras, contando nessa ocasião com um Colóquio de História Oral. A seleção para a Mostra seguirá as seguintes propostas:
  1. As inscrições serão realizadas de 10/09 a 19/09/2014, apenas de modo presencial, os interessados deverão comparecer pessoalmente no LEENA (endereço abaixo) trazendo os arquivos em CD, devidamente etiquetado em envelope, com os dados pessoais, e-mail e telefone para contato.
  2. Cada participante poderá inscrever no máximo 4 (quatro) fotografias para serem selecionadas na Mostra, podendo ter selecionadas de 01 (uma) até 4 (quatro) imagens.
  3. As fotografias deverão ser enviadas para a seleção no formato JPG, com o lado maior que não supere 1.000 pixels, com 720dpi de resolução mínima (fotos que não atenderem a essas especificações serão desconsideradas).
  4. As imagens deverão ser acompanhadas de breve texto descritivo contendo contexto, localização e intenção das imagens, de no máximo 100 palavras.
  5. Cada imagem deverá estar identificada com o nome do autor e numerada – (Ex.: José da Silva 001).
  6. As imagens não poderão conter nenhuma marca.
  7. O resultado das fotografias selecionadas a participar da mostra, até o dia 26/09/2014, a comissão organizadora enviará e-mail, informando a fotografia selecionada a ser impressa no formato:  60 X 40 cm, que deverá ser entregue até 03 de outubro de 2014, no LEENA.



LEENA – Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes
PET Cultura – Programa de Educação Tutorial
Av. Fernando Ferrari, 514 – Campus Goiabeiras – Vitória – ES
CEMUNI I – Sala 26 – Tel.: 27 4009.7804
(Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes) CEMUNI I – sala 26 – nos horários das 09h às 18h, de segunda a sexta.


Comentários

Postagens mais visitadas